Como começar na carreira de narrador sem portfólio?
- Nicoli Motta
- 10 de jan.
- 1 min de leitura
Um portfólio é essencial para que o cliente veja suas habilidades e consiga escolher você para o projeto, mas se você nunca trabalhou com isso, como começar?
Recebi a seguinte pergunta do Edu:
“eu gostaria de trabalhar com narração, principalmente audiolivros, mas não tenho portfólio, como eu viro um narrador hein?"
Só pra contextualizar: quando alguém procura um profissional da voz, eles pedem um portfólio com amostras pra poder analisar a qualidade do narrador, e se você não tem nada em mãos fica difícil.
Mas respondendo a pergunta dele: se você nunca trabalhou com isso e quer entrar nesse mercado você precisa criar um portfólio meio que “fictício”, ele é fictício porque ninguém pagou você pelo trabalho, mas é real porque você mesmo grava.
Você vai fazer o seguinte: pegue trechos de textos, se você tem medo de direitos autorais, pode criar um com ajuda do chat GPT, vai gravar com o maior capricho do mundo, e colocar em uma página web para servir de amostra.
Depois que você fizer alguns trabalhos de verdade, vai substituindo esse portfólio pelos seus melhores trabalhos e com referencias reais mesmo.
Palavras-chave: narrador, narração, mercado de trabalho, portfolio, iniciar carreira, carreira de locutor.



Comentários